Demo Blog

Last.fm

by Vitor Canova on Nov.22, 2009, under , , ,

       Quem nunca entrou em uma rádio na internet? São longínquos os tempos em que eu entrava no site da Virgin Radio de Londres para escutar uma rádio diferente das que temos por aqui. Mas com a explosão, do que chamam WEB 2.0, não demorou a aparecer algo para incrementar nossa vida de ouvintes.

       Pois bem, a idéia surgiu em 2002 e foi criada por alguns alemães e austríacos. Era uma webradio que utilizada um sistema que verificava se o usuário gostou ou não da música. Com isso, criava tabelas de preferência e praticamente conseguiam adivinhar outras músicas que esse usuário gostaria.

       Hoje a Last.fm tem mais de 100.000 músicas, algumas delas só estão disponíveis em seus 30 primeiros segundos, mas isso não compromete a diversão. Com um sistema de tags os próprios usuários vão criando uma teia que liga uns aos outros e com isso aperfeiçoam o sistema de preferências de músicas. Por essas tags o sistema pode saber que você provavelmente gostaria de músicas com as mesmas tags. Claro, nem sempre isso dá certo, mas várias vezes fiz a procura por um artista e o sistema me mostrou várias outras músicas que nunca havia ouvido e que gostei.

       Outro ponto legal do serviço é que se você não está gostando de uma música que está ouvindo, possa clicar no botão e passar à próxima. Que bom seria se nossas rádios fossem assim.


       Coloquei aqui uma amostra de como isso tudo que eu falei funciona na prática. Fiz uma pesquisa pela minha banda preferida, System of a Down, e com isso a rádio me disponibilizou um widget com as músicas semelhantes ao artista que escolhi. É só clicar e ouvir. Não preciso dizer que precisa ter o Plugin do Flash instalado (praticamente todos os micros já tem) e uma conexão a internet descente. Na minha conexão discada até rola, mas de tempo em tempo ele dá uma parada.

Falow
0 comentários more...

0 comentários

Looking for something?

Use the form below to search the site:

Still not finding what you're looking for? Drop a comment on a post or contact us so we can take care of it!